Le Santé, Saúde

Sobrepeso e obesidade riscos para obter câncer

20 de fevereiro de 2019

Manter o peso corporal adequado é uma das principais formas de prevenir o câncer. O peso corporal e a gordura armazenada em nosso corpo influenciam a saúde e o bem-estar ao longo da vida.

Sobrepeso, obesidade e o ganho de peso na fase adulta estão associados a cânceres no esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pré-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide, mieloma, possivelmente  próstata e linfoma difuso de grandes células B.

O excesso de gordura no corpo provoca um processo inflamatório e aumenta a produção de hormônios que podem causar danos às células, provocando ou acelerando o surgimento da doença. Uma alimentação saudável combinada com atividades físicas ajuda a controlar o peso corporal.

Assistir séries e programas na TV, podem influenciar no ganho de peso corporal. O hábito de ficar sentado por muitas horas favorecem o sedentarismo e o consumo de alimentos ricos em calorias  gorduras, açúcares e sal, como os biscoitos, salgadinhos, doces, entre outros.

Uma das formas de avaliar se o seu peso corporal está proporcional à sua altura é medindo o índice de massa corporal (IMC). Ele é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado (altura x altura).

O peso ideal está adequado quando o IMC variar entre 18,5 e 24,9 kg/m². Com isso você saberá se está em seu peso ideal, conforme forem os resultados você terá que adotar uma mudança de hábitos.

Para evitar o sedentarismo e manter sua saúde em dia é muito simples e você nem precisa mudar sua rotina. Comece a adicionar alguns hábitos saudáveis como subir alguns lances de escada em vez de usar o elevador, se você tem animais de estimação leve-os para passear, ande alguns quarteirões, limpe a casa você mesmo, procure descer da condução alguns quarteirões antes do seu trabalho, essa caminhada será bem significativa.

Mas caso você queria obter um maior resultado, o indicado é procurar uma academia e fazer exercícios no mínimo por trinta minutos e três vezes por semana. A sua saúde agradece e o seu corpo ficará mais bonito sem as gorduras localizadas e sem riscos de contrair alguma doença. Deixe o sedentarismo de lado e viva melhor.