Blog Le Santé, Saúde

CÂNCER DE PELE: Tudo que você precisa saber

10 de dezembro de 2019
O câncer de pele é o tipo de câncer que mais atinge os brasileiros, entenda mais sobre esse tipo de tumor para proteger e você e sua família neste verão.

O câncer de pele é o tumor mais comum nos brasileiros, sua causa se dá pela exposição excessiva ao sol. É comum atingir pessoas que possuam mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. 

O desenvolvimento do câncer ocorre quando há uma multiplicação exagerada e descontrolada das células que produzem melanina (que dão cor a nossa pele), por isso acaba sendo mais comum em adultos de pele branca. 

O Câncer de pele pode ocorrer em duas formas:

  • Câncer de pele melanoma: é um câncer que inicia nas células produtoras de melanina, ocorre em maior frequência em adultos brancos. Pode surgir em qualquer parte do corpo como: pele ou mucosas, em formato de pinta, mancha ou sinais. Em pessoas negras é comum surgir em áreas mais claras como palma das mãos e pés. 

Bastante frequente no brasil, responsável por 30% dos tumores malignos no nosso país, é o tipo mais grave pois pode causar metástase (disseminar o câncer para outros órgãos). O prognóstico pode ter melhores resultados se a identificação ocorrer em fase inicial. 

  • Câncer de pele não melanoma: É o mais frequente no Brasil, de menor mortalidade e possui alta possibilidade de cura desde que seja identificado em estágio inicial, se não for realizado o tratamento adequado, pode deixar mutilações bem expressivas no local afetado. 

Esse tipo de câncer pode apresentar tumores variados, os mais comuns são: 

  • Carcinoma basocelular: é o menos agressivo porém é bastante comum. É identificado como um nódulo ou ferida e apresenta lento desenvolvimento. 
  • Carcinoma epidermoide: Também pode ocorrer em forma de ferida ou sobreposta a uma cicatriz (inclusive as de queimaduras). Sua maior gravidade é a possibilidade de metástase (podendo atingir outros órgãos). 

FATORES DE RISCO 

Nenhuma pessoa está imune ao câncer, todos estamos sujeitos à doença porém as pessoas albinas, com vitiligo ou em tratamento imunossupressores podem estar mais suscetíveis pois são mais sensíveis aos sol. 

Apesar de ser um câncer mais comum em pessoas acima de 40 anos, com o passar dos anos a idade média vem diminuindo já que pessoas jovens tendem a se expor mais a luz solar. 

COMO IDENTIFICAR O CÂNCER DE PELE? 

Alguns dos sintomas são: 

  • Manchas com descamação, coceira ou sangramentos; 
  • Pintas ou sinais que alteram o formato ou cor; 
  • Feridas que não se curam no prazo de 4 semanas. 

O câncer de pele ocorre em áreas que são mais expostas ao sol como braços, orelha e pescoço. Caso não haja o tratamento correto pode haver destruição das áreas afetadas. 

Clique aqui e saiba como se proteger no verão.

Caso perceba algum sinal  ou sintoma, entrar em contato com o dermatologista para que possa ser realizado exames e procedimentos necessários. 

No Comments

Leave a Reply