Blog Le Santé, Saúde

Quais são os amigos e os inimigos do câncer?

17 de dezembro de 2019
Amigos e inimigos do câncer.

Uma das características do câncer é o crescimento desenfreados de algumas células do corpo, esse desenvolvimento de células podem atingir vários órgãos do corpo, causando o câncer. Atualmente estudos nos mostram como a alimentação e atividades físicas podem nos auxiliar a manter a saúde fortalecida e assim evitar vários tipos de doenças. Pensando nisso selecionamos alguns amigos e inimigos contra o câncer. 

Amigos do câncer (não recomendados)
  • Bebidas alcoólicas: podem auxiliar do desenvolvimento do câncer. 
  • Carnes no geral: carnes grelhadas, fritas ou churrasco podem facilitar o desenvolvimento do câncer. É recomendado que se consumar carne ensopadas, assadas ou cozidas. 
  • Carnes vermelhas: O consumo de carne vermelhas (boi, porco, cordeiro…) deve ser inferior a 300 gramas de carne cozida por semana. Esse tipo de carne, se for consumida frequentemente, pode causar o aumento das chances de câncer. 
  • Comidas e bebidas com alto índice calórico: Alimentos de fast food, industrializado e minimamente processados tendem a promover a obesidade que é um fator de risco para desenvolvimento do câncer. 
  • Suplementos alimentares: Vitaminas e suplementos utilizados sem a recomendação de um profissional pode ser altamente perigoso para saúde. Apenas uma alimentação saudável é o suficiente para proteção contra o câncer. 
  • Sal em excesso e alimentos com conservantes: carnes defumadas, salgadas e alimentos prontos para consumo devem ser evitados sempre que possível. 
  • Agrotóxicos: Os agrotóxicos são utilizados na maioria dos alimentos cultivados no nosso país e é altamente perigoso para nossa saúde, então, se possível, priorize os produtores locais e produtos orgânicos. 
  • Adoçante artificial: Consumo frequente deste produto pode auxiliar no desenvolvimento do câncer. Evite consumir produtos que contenham adoçante artificial (produtos intitulados como light, zero ou diet). 
  • Carnes processadas: Presunto, bacon, salsicha, linguiça e salames estão na classe de produtos processados e podem ajudar no desenvolvimento do câncer, então, o mais indicado a se fazer é evitar esses produtos. 
Inimigos do câncer (altamente recomendados) 
  • Amamentação: Auxilia na proteção da mãe contra o câncer de mama e protege o bebê da obesidade. Até os 6 meses de idade, a criança deve receber apenas o leite materno.
  • Atividades físicas: Fazer atividades físicas diariamente é um grande aliado contra o câncer, entretanto, opte sempre por atividades que sejam prazerosas para você, podendo ser: caminhadas, natação, dança, academia, bicicleta, entre outras. 
  • Peso corporal: Uma das melhores formas de prevenir o câncer é mantendo o peso corporal adequado. 
  • Alimentação completa: Legumes, verduras, frutas, cereais integrais, nozes e sementes auxiliam na proteção contra o câncer, fortalecem as defesas do corpo e ajudam o intestino a funcionar bem, portanto, utilize esses alimentos como base da sua alimentação. Se preciso conte com o auxílio de um nutricionista. 

Todas essas dicas podem e devem ser seguidas por pessoas que superaram o câncer em alguma fase da vida. A alimentação é uma excelente forma para se prevenir do câncer, contudo, se puder, invista no auxílio nutricional com um profissional da área. 

No Comments

Leave a Reply