Blog Le Santé, Saúde

Câncer e as festas de final de ano, como conciliar?

19 de dezembro de 2019
Dicas para festas de final de ano para o paciente oncológico

Dezembro é sinônimo de grandes festas, comidas, família reunida e celebrações. O paciente oncológico pode e deve estar incluído em festividades como esta. Não há restrições quanto a participação do paciente nestes meios, talvez a única restrição seja a respeito da alimentação e cuidado consigo mesmo.
Para que você aproveite seu final de ano da melhor forma, selecionamos alguns cuidados e dicas que você deve tomar para que se divirta enquanto cuida da saúde. 

Evite exageros

Comer exageradamente nas festas de final de ano é normal para todo mundo entretanto para os pacientes em tratamento é indicado que tome cuidado nos exageros, principalmente com alimentos muito gordurosos. 

Dê prioridade para carnes mais magras

Como mencionado acima, alimentos gordurosos podem não fazer tão bem para o paciente, opte por carnes mais leves como peru, lombo ou tender. 

Opte pelos assados

Os pratos assados tendem a ser menos gordurosos e algumas vezes mais saudáveis. 

Cuidado com os alimentos embutidos

Em festas de final de ano é comum ter farofa que contenham carnes, evite as que possuam bacon, presunto, linguiças ou qualquer tipo de alimentos embutidos. 

Faça pratos coloridos

Dê preferência aos alimentos saudáveis e coloridos como saladas, legumes e verduras. 

Para beber

Opte por sucos naturais, evite bebidas com álcool e refrigerantes. 

Na sobremesa

Evite os excessos e se possível invista nas frutas para fechar a sua refeição. 

Como as festas de fim de ano ocorrem no verão, é necessário que o paciente oncológico tenha alguns outros cuidados como evitar se expor ao sol entre 10:00 e 16:00, utilizar roupas e chapéus que cubram boa parte da pele e ingerir muito líquido para manter a hidratação. 

As festas de final de ano costumam trazer grande benefício para o paciente oncológico, a reunião entre amigos e familiares faz com que o bem estar aumente, causando efeito positivo. 

Utilize esse momento e essas festas para aproveitar sua companhia e da sua família contudo lembre-se de se cuidar e evitar excessos.

Feliz ano novo! 

No Comments

Leave a Reply