Blog Le Santé, Lifestyle

a importância das metas para o paciente oncológico

2 de janeiro de 2020
A importância das metas para o paciente oncológico.

Toda virada de ano acaba sendo um momento de bastante reflexão e algumas vezes de preocupação, principalmente para o paciente oncológico, contudo, o início do ano é uma excelente oportunidade para renovar os planos e traçar algumas metas que podem auxiliar a ver o ano que se inicia com bondade, recomeço e superação. 

Definir alguns objetivos podem trazer força de vontade, determinação e motivação para construir novos planos.


Como estabelecer minhas metas? 

O primeiro passo é identificar o seu estado atual e suas prioridades. Tente propor as suas metas de forma que você cumprir, por exemplo: fazer atividades físicas 3 vezes por semana, beber mais água, pensar de forma positiva com mais frequência… Esse tipo de meta, além de fazer com que você consiga cumprir seus objetivos sem se frustrar, o que é o mais importante. 

Outra coisa importante é que você não crie muitas metas por período como: 10 metas por semana. Faça de uma forma mais suave e que você tenha certeza de que consegue cumprir. Caso perceba que consegue incluir outras metas na sua agenda, faça porém tudo no seu limite e respeitando o seu tempo. 

Inspire-se

Para auxiliar na definição de suas metas, use das suas prioridades e faça sua lista de acordo com a importância que cada tópico tem pra você como: 

  • Passar mais tempo com a minha família 
  • Cuidar de mim 2 vezes por semana (ir ao salão, fazer uma massagem, cuidar da barba…) 
  • Conseguir uma promoção no trabalho / Estudar mais sobre minha profissão 
  • Estar junto dos meus amigos pelo menos uma vez por semana
  • Praticar atividades físicas / Me alimentar melhor / Viver de forma mais saudável… 

Todos estes exemplos podem servir como inspiração ou modelos quando você for fazer a sua lista de metas. 

Tente estipular metas que te auxiliem a passar pelo tratamento oncológico de forma otimista, confiante e alegre pois o tratamento é apenas uma parte da sua vida, você é muito mais que o câncer. Faça planos para o final do seu tratamento como: fazer aquela viagem que você sempre sonhou, comer aquela comida deliciosa que você adora ou simplesmente fazer alguma coisa que você não consegue fazer durante o tratamento. 

Defina metas que trabalhem diretamente com a sua autoestima 

A autoestima pode ser um aliado ou inimigo dependendo da situação, construa sua meta em cima de atividades que você sabe que irá elevar sua autoestima como: 

  • Investir em adereços para realçar a beleza
  • Tirar alguns dias da semana para cuidar de você
  • Buscar ajuda em outras pessoas que estejam passando pela mesma que fase que você
  • Aposte em meditações ou terapias para que possa reforçar os pontos positivos em você
  • Separe algumas horas para fazer algo que goste como ler um livro, ver um filme ou passear com seu animal de estimação…

Seja qual for a meta estipulada, lembre-se: cuide de você e priorize o seu bem estar. 

Escolha uma palavra de motivação para os momentos difíceis

Uma simples palavra pode te ajudar a manter a motivação e confiança nos momentos de dificuldade, escolha uma palavra que faça sentido para você e que seja referência de tudo aquilo que você deseja para o ano que se inicia. Alguns exemplos podem ser: 

  • Força
  • Família 
  • Paciência 
  • Gentileza 
  • Gratidão 

Lembre-se sempre daquilo que é um pilar na sua vida e apegue-se até nas pequenas coisas que te fazem feliz pois num momento de dificuldade isso tem muito poder para nos encorajar. 

Independente das suas crenças ou motivação, mantenha-se firme e sempre tendo em mente que você é muito maior que um momento de dificuldade, apegue-se em quem você ama e cuide sempre de você, dessa forma, você estabelecerá melhores metas.

No Comments

Leave a Reply