Blog Le Santé

04 de Fevereiro. Dia mundial de combate ao câncer

4 de fevereiro de 2020
várias mãos lado a lado, cada mão possui um laço de fita com cor diferente, representando os meses de combate a cada tipo de câncer

Em 2005 a União Internacional para o controle de Câncer (UICC) juntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS), foi criado o dia mundial de combate ao câncer, lembrado todos os anos no dia 04 de Fevereiro. 

O dia mundial de combate ao câncer trata-se de uma campanha mundial e de utilidade pública, onde a visão é instruir para tentar evitar que milhões de mortes ocorram por ano devido ao câncer. Contudo, a data reforça o aumento da conscientização sobre a doença, fazendo com que toda a população se mobilize para fortalecer esta luta. 

Prevenção contra o câncer

A prevenção primária é a mais recomendada para evitar vários tipos de câncer pois é uma forte aliada na redução dos fatores de risco. Ela se dá através das mudanças de hábitos.
Algumas formas de prevenção primária são: 

  • Realizar atividades físicas diariamente; 
  • Optar por uma alimentação mais saudável; 
  • Evitar o tabagismo; 
  • Cortar o consumo de alimentos processados; 
  • Reduzir o consumo de bebida alcoólica; 
  • Manter o cuidado contra a radiação solar; 
  • Estar em dia com os seus exames de rotina… 

A prevenção secundária se dá através de realização de exames anuais de rotina e tem o foco em diagnóstico precoce. O câncer, como algumas outras doenças pré-malignas, quando descobertas em estágio inicial, tendem a ter maior possibilidade de cura e asserto no tratamento. 

O que é o câncer? 

O câncer é uma doença extensa, podendo englobar um grupo de 200 doenças. Embora haja várias modalidades, todas elas se iniciam com a multiplicação acelerada das células malignas. 

Essa multiplicação acontece quando uma mudança (chamada de carcinogênese) faz com que as células saudáveis, assumam características malignas, causando a multiplicação acelerada, que oferece dano ao tecido onde se encontra. 

Independente do local de origem, o câncer pode se espalhar pelos tecidos porém será nomeado e tratado de acordo com o local onde se iniciou. 

Pessoas que possuam algum caso de câncer na família podem estar mais suscetíveis a doença, por isso, é importante realizar exames e investigar a fundo se há algum sinal da doença presente. 

De toda forma, é de extrema importância que todas as pessoas estejam com seus exames de rotina atualizados para que a prevenção seja eficaz. Conheça também outras formas de prevenir o câncer

Acompanhe os nossos conteúdos também pelas redes sociais.

No Comments

Leave a Reply