Blog Le Santé

Como evitar o cansaço durante o tratamento oncológico?

18 de fevereiro de 2020
mulher sentada na cama com a mão na cabeça sentindo-se cansada ou doente

Durante o tratamento oncológico, o cansaço e outros sintomas podem ser bastante comuns. Algumas pessoas tendem a sentir mais desconforto do que outras. A boa notícia é que alguns sintomas podem ser evitados com algumas dicas simples. 

Durante a realização do tratamento, é comum que aconteça vômitos, queda de cabelo e cansaço excessivo que pode atingir até 90% dos pacientes em tratamento contra o câncer. Tanto cansaço pode causar um certo desgaste na qualidade de vida já que algumas tarefas antes consideradas simples como subir escadas ou tomar banho, tornam-se uma atividade bastante cansativa. 

Ainda assim, deve-se olhar a fundo para perceber o real motivo de tanto cansaço, nem sempre pode estar diretamente ligado com o câncer. Algumas vezes pode ser referente a uma anemia, hipotireoidismo, perda de sais minerais e até mesmo desnutrição. Depois de realmente encontrar o foco do problema, poderá ser feito algumas coisas para reduzir a fadiga. 

A fadiga do câncer é bem diferente do que estar cansado num dia comum. O cansaço causado pela doença, faz com que o paciente se sinta cansado mesmo após descansar ou dormir o dia todo. De acordo com que o tratamento vai passando, o sintoma de cansaço vai se encerrando também. 

Algumas dicas podem auxiliar na fadiga causada pelo tratamento. 

ATIVIDADES FÍSICAS 

O exercício físico pode e deve ser realizado pelos pacientes em tratamento oncológico. A atividade física, por si só é uma excelente promotora de saúde em todos os aspectos. Contudo, as atividades físicas devem ser liberadas pelo médico oncologista e o paciente deve ter sempre o acompanhamento de um educador físico. 

DESCANSOS CURTOS 

Por mais que o paciente se sinta bastante cansado e muitas vezes dormindo mal durante a noite, a recomendação é que haja descansos e cochilos durante o dia, o que não pode passar de uma hora, para que não prejudique o sono noturno. 

RELAXAMENTO 

Algumas técnicas como yoga, meditação e terapias, podem ser bastante eficientes já que podem diminuir os sintomas, ansiedade e ajuda a evitar alguns conflitos internos. 

SELECIONE PRIORIDADES 

Alguns pacientes se sentem mais dispostos em algum momento do dia. O ideal é aproveitar esses momentos de ânimo para realizar algumas atividade prazerosas e colocar em prática as prioridades determinadas por ele. 

MEDICAÇÃO 

Alguns medicamentos podem ser utilizados para evitar o cansaço e seu uso pode trazer um certo alívio para o paciente. Caso necessário, o paciente deverá conversar seu com oncologista e verificar as melhores opções. 

Em todos os casos, o paciente oncológico deve estar sempre em contato com o oncologista e equipe multidisciplinar para que possam tomar as melhores decisões em relação ao tratamento e também as atividades do dia a dia do paciente. 

Fonte: Instituto Vencer O Câncer

No Comments

Leave a Reply