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31/03 – Dia da saúde e nutrição

31 de março de 2020
prato de salada com peito de frango grelhado

Dia 31 de Março é comemorado o dia da saúde e nutrição. Pensando nisso, convidamos a nossa nutricionista Stéphanie Prockmann para compartilhar algumas orientações sobre alimentação. Acompanhe:

O desenvolvimento do câncer não acontece por uma única causa. Contudo, é importante evidenciar que fatores internos e externos podem interagir e dar início a doença.

A alimentação é um fator externo, e pode funcionar prevenindo ou contribuindo para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Por isso é de extrema importância que a população em geral tenha como base uma alimentação saudável e que esta prática seja adotada pelos pacientes em tratamento, remissão ou cura do câncer.

Veja abaixo algumas orientações que podem contribuir para sua saúde:
  •  Tenha como base na sua alimentação os alimentos in natura ou
    minimamente processados (ex: legumes, verduras, frutas, raízes, tubérculos,
    grãos, carnes, peixes, ovos, leite e derivados).
  • Utilize com moderação óleos, gorduras, sal e açúcar. Podem ser utilizados em
    pequena quantidade ao temperar, cozinhar e criar preparações culinárias (ex:
    óleo de girassol, azeite de oliva, sal de cozinha, açúcar mascavo, açúcar de
    coco).
  •  Limite o consumo de alimentos processados. Afinal, o consumo desses alimentos
    deve ser em pequena quantidade (ex: alimentos em conserva, frutas em calda
    ou cristalizadas, carne seca, enlatados, queijos, pães feitos com farinha de
    trigo refinada).
  • Dê preferência para os cereais integrais (ex: arroz, macarrão, pão).
  • Faça preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas com um fio de
    óleo. Evite as frituras.
  • Evite alimentos ultraprocessados, pois são nutricionalmente
    desbalanceados (ex: biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, bolo de
    mistura, sopa de pacote, macarrão instantâneo, refrigerante, salsichas,
    nuggets, balas).
  • Não faça dietas restritivas, pois podem contribuir para alterações no estado
    nutricional, deficiências de micronutrientes e comprometimento na eficácia do
    tratamento.
  • Beba dois litros de água por dia (6 a 8 copos) até 30 minutos antes ou 1 hora
    após as refeições.
  • Mantenha um peso adequado e sempre que possível e com autorização do seu
    médico pratique alguma atividade física.

O equilíbrio é fundamental quando buscamos a prevenção e o tratamento de doenças. Contudo, conte sempre com o auxílio de um nutricionista especializado para realizar o seu acompanhamento alimentar.

Escrito por:
Nutricionista Stéphanie Prockmann
CRN10:3375
Pós-graduada em Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional.
Pós-graduada na Atenção em Alta Complexidade em Saúde.

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