Blog Le Santé, Le Santé, Saúde

Líquidos: aliados importantes para o paciente em tratamento

21 de abril de 2020
Mulher segurando um copo de água

Uma das grandes dificuldades do tratamento contra o câncer é a desidratação causada pelos enjôos, o que impedem com que o paciente tenha vontade de se alimentar ou ingerir líquidos.

É importante que o paciente oncológico entenda a importância de se manter hidratado, principalmente para auxiliar na recuperação do organismo, tornando-o mais forte para combater os efeitos colaterais do tratamento e os sintomas da doença.

Uma das grandes dificuldades do tratamento é a perda de líquidos que é causada pelos vômitos constantes em função do enjôo. Esses episódios costumam ser comuns em grande parte dos pacientes mas é crucial que haja a reposição frequente de líquidos, evitando uma desidratação grave.

O paciente deve realizar a reposição de líquidos para evitar também a fraqueza. Em alguns casos quando as náuseas são bastante frequentes e intensas, é indicado que ao longo do dia, o paciente ingira pequenos goles de água ou que chupem pedras de gelo, o que auxilia na hidratação e ajuda a evitar as náuseas.

A água é importante para hidratação e manutenção da saúde do corpo, por isso, opte por tomar água de côco, ela auxilia na reposição de sais minerais, vitaminas, aminoácidos e outros nutrientes, auxiliando na recuperação do corpo.

As sopas são uma ótima opção pois possuem fácil deglutição, o que ajuda a contornar os efeitos colaterais do tratamento (xerostomia, mucosites e dificuldades para engolir).

Conte com o auxílio do seu nutricionista para incluir alimentos saudáveis e agradáveis ao seu paladar na sua alimentação diária.

No Comments

Leave a Reply