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Descubra as propriedades dos alimentos coloridos

30 de abril de 2020
Alimentos coloridos

Os alimentos coloridos além de bonitos podem trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde. Afinal, os alimentos naturais possuem propriedades especiais que podem ser preventivas e até mesmo curativas. Conheça alguns benefícios de cada cor e inclua-os em sua alimentação diária.

Alimentos brancos e amarelos
  • Leite
  • Queijo
  • Batata
  • Couve-flor
  • Arroz
  • Banana
  • Maracujá….

São alimentos ricos em cálcio, vitamina C, potássio e outras vitaminas.

O potássio juntamente com o cálcio auxiliam na manutenção dos ossos, regula os batimentos cardíacos e auxilia a regular os batimentos cardíacos, além de ser um aliado para o bom funcionamento dos músculos e sistema nervoso. Ademais, possuem efeito anti-inflamatório, anti-alérgico e auxiliam na redução de doenças cardiovasculares.

As frutas com maior acidez são fontes ricas de Vitamina C, ajudando no aumento da imunidade, combate a prisão de ventre e melhora na digestão.

Alimentos laranja
  • Abóbora
  • Laranja
  • Cenoura
  • Mamão
  • Manga
  • Pêssego
  • Damasco…

Esses alimentos possuem carotenoides que é uma das substâncias responsáveis pela produção de vitamina A do nosso organismo.

Além disso, esses alimentos são antioxidantes e ajudam no nosso sistema de defesa, auxiliando no bom funcionamento do sistema de defesa.

A vitamina A é importante para a visão e reforço de unhas e cabelo.

Alimentos vermelhos
  • Tomate
  • Melancia
  • Morango
  • Cereja
  • Caqui
  • Pimentão
  • Goiaba…

Os alimentos vermelhos são ricos em antioxidantes. O licopeno (um antioxidante) é responsável por auxiliar na produção de neurônios, auxiliando na memória. Contudo, auxilia também na redução de estresse oxidativo. O consumo diário de alimentos vermelhos pode ajudar a evitar bastantes doenças.

Alimentos roxos
  • Uva
  • Beringela
  • Beterraba
  • Ameixa
  • Amora
  • Jabuticaba…

A princípio são alimentos fonte de vitamina B1, ácido elágico e quercetina, que podem diminuir o risco de ataque cardíaco e adiam o envelhecimento. Os flavonoides enquanto isso, auxiliam na função cerebral, melhoram o fluxo sanguíneo e possuem propriedade anti-inflamatórias.

Alimentos verdes
  • Espinafre
  • Agrião
  • Alface
  • Couve
  • Manjericão
  • Abacate
  • Abobrinha
  • Pimentão

Alimentos verdes contêm principalmente ferro, fósforo, vitamina A e outras. O ferro é responsável pelo fortalecimento sanguíneo, combatendo anemia e desnutrição. O fósforo auxilia no fortalecimento e boa manutenção dos dentes. Vitamina A possui ação cicatrizante e desintoxicam as células.

Alimentos marrons
  • Nozes
  • Aveia
  • Linhaça
  • Castanhas
  • Cereais
  • Grãos…

Alimentos ricos em selênio, vitamina E e vitaminas do complexo B. São ótimas fontes de carboidrato complexo, que levam mais tempo para serem transformados em açúcar pelo nosso organismo, assim auxiliam na saciedade durante mais tempo. Ajudam no melhoramento do intestino e também no combate a ansiedade, doenças cardiovasculares e depressão.

Por fim, inspire-se nos alimentos coloridos para preparar refeições deliciosas e nutritivas. Se possível, conte sempre com o auxílio nutricional para que seu corpo receba todos os nutrientes necessário.

Fonte: OncoClínicas

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