Dúvidas, Lifestyle, Saúde

Como levar a vida após o câncer?

14 de maio de 2020

O câncer e seus tratamentos podem causar uma série de alterações e adaptações na rotina do paciente. Muitas vezes isso pode causar ansiedade e nervosismo uma vez que toda a rotina se transforma em algo novo. Muitos pacientes ficam com a seguinte dúvida: Como será minha vida após o câncer? Como vou levar a vida depois que superar a doença?

É muito importante que o paciente, mesmo durante o tratamento tente levar a vida de forma mais normal que puder, realizando suas atividades normalmente e ao mesmo tempo respeitando o limite do corpo.

De acordo com a vivência com os nossos pacientes e observando de perto suas limitações e conquistas ao longo de todo tratamento oncológico, separamos algumas dicas que podem auxiliar na vida após o câncer.

Encontre um novo hobby

Uma nova atividade pode ser um passo inicial para levar a vida de forma mais leve após o tratamento. Invista em programas ou hobbys que você sempre teve vontade de experimentar. Aproveite o momento para se reconhecer, redescobrir e se amar ainda mais.

Invista em atividades prazeirosas

Cada pessoa tem uma atividade que lhe proporciona prazer e muita alegria. Invista nestas atividades, sejam elas: cuidar de si mesmo indo ao salão de beleza ou numa massagista, indo ao cinema assistir um filme diferente, priorizando a alimentação, viajando e conhecendo outros lugares, entre outros. Busque tudo aquilo que te faz bem.

Conte sempre com a sua rede de apoio

Estar aberto com as pessoas que ama pode ser um excelente remédio para a saúde emocional e física. Seja sempre sincero (a) em relação aos seus sentimentos, em dias ruins seus familiares e pessoas amadas podem te auxiliar e nos dias alegres, vocês poderão aproveitar juntos.

Se prepare para encarar os dias ruins

A vida não é feita apenas de dias bons, haverão dias ruins também. É importante se preparar e saber que esses dias virão, é ainda mais importante saber que os dias ruins passarão, por isso, viva um dia de cada vez, se fortaleça no que te faz bem e foque no seu bem estar.

Realize terapias

As terapias são uma forma de tratamento complementar e são altamente recomendadas para todas as pessoas. As terapias realizadas podem ser desde acupuntura até o yoga, reiki e meditação, escolha uma que você irá se sentir confortável.

Em todos os casos, priorize sua saúde física e mental, conte com profissionais especializados para te auxiliar nesta trajetória.

No Comments

Leave a Reply