Blog Le Santé, Saúde

Equipe Multidisciplinar no combate ao câncer

21 de maio de 2020
equipe médica sobrepondo mãos

Uma ampla equipe multidisciplinar é essencial no tratamento do câncer uma vez que o tratamento é um processo que passa por várias etapas e em cada uma delas é essencial o acompanhamento de um profissional de cada área para oferecer o melhor tratamento possível.

Para explicar melhor, desenvolvemos esse texto para explicar como funciona e como uma equipe multidisciplinar pode auxiliar o paciente durante todo o tratamento.

Qual a necessidade de uma equipe tão ampla?

A medicina é uma das áreas mais complexas que envolve o cuidado da saúde humana, por isso, é ideal que haja vários especialistas, em diversas áreas para que todos os órgãos e doenças sejam tratados por profissionais especializados no ramo.

Qual a importância dessa equipe no tratamento oncológico?

Uma equipe multidisciplinar bem estruturada é essencial para o bem estar do paciente e familiares já que dentro da equipe há diversos profissionais como:

Isso promove maior bem estar e alta qualidade do tratamento do paciente.

Quais os principais profissionais inclusos na equipe multidisciplinar?

Cada membro da equipe é um aliado importante para o tratamento oncológico, conheça alguns dos profissionais inclusos na equipe:

  • Oncologista: É o responsável por analisar a doença e determinar o melhor tratamento para evolução do quadro. É quem vai determinar todo o rumo do tratamento e avaliar seu desempenho.
  • Enfermeiro: É quem na maioria das vezes vai aplicar o medicamento e monitorar as informações e efeitos colaterais.
  • Equipe Radioterápica: Essa equipe é responsável pela radioterapia e tem em media 10 profissionais variados. São quem definem e analisam os resultados de exames e controlam a dose da radiação administrada em cada paciente.
  • Nutricionista: É responsável por acompanhar e ajustar a alimentação diária do paciente com a função de potencializar o seu organismo para o tratamento.
  • Farmacêutico: É o especialista nas medicações, é quem irá averiguar a qualidade do medicamento, composição, possíveis efeitos e outros.
  • Psicólogo ou terapeuta: A função é promover boa qualidade mental e apoio terapêutico para o paciente e seus familiares nesse momento totalmente novo.

Contudo, é importante que o paciente se sinta confortável com os profissionais uma vez que todos vão trabalhar em equipe por alguns meses.

Por fim, conte sempre com o auxílio da sua equipe multidisciplinar, a função deles, é trazer ao paciente o maior conforto e cuidado necessário para que o tratamento seja o mais assertivo possível.

No Comments

Leave a Reply